Alimentos ricos em proteínas: conheça quais são

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Conheça os alimentos ricos em proteínas

 

Os alimentos ricos em proteínas são extremamente importantes para manter a saúde do nosso corpo, de uma maneira geral. Além disso, são eles que proporcionam o crescimento de massa muscular, para quem busca este objetivo na academia, por exemplo.

Por isso, é muito importante compreender o que eles são, de fato, para, a partir disso, criar uma rotina alimentar mais saudável e equilibrada. E para te ajudar nisso, preparei um artigo com informações importantes sobre o assunto.

Portanto, vem comigo aprender o que são, para que serve e como consumir proteínas no dia a dia.

O QUE SÃO PROTEÍNAS E PARA QUE SERVEM?

Em linhas gerais, as proteínas nada mais são do que macronutrientes que fazem parte da categoria de alimentos construtores. Isto é, as proteínas são responsáveis por construir e manter a saúde de todos os nossos tecidos, constituindo assim, os músculos, por exemplo.

Por isso elas são tão consumidas por quem faz musculação, já que sem este consumo torna-se inviável o processo de crescimento muscular. É como se, cada proteína, fosse um “tijolinho” na constituição do corpo.

Normalmente, o consumo proteico deve ser de, aproximadamente, 1.5 gramas de proteína por quilo. É claro que esta é apenas uma média ampla, e cada pessoa pode apresentar necessidades distintas, ok?

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS?

Agora que você já sabe o que são, vamos agora à nossa listinha de alimentos ricos em proteínas:

  • Carne de frango;
  • Carne bovina;
  • Queijo;
  • Salmão;
  • Pescada;
  • Ovo;
  • Iogurte;
  • Leite;
  • Kefir;
  • Soja;
  • Quinoa;
  • Feijão;
  • Tofu;
  • Sementes de linhaça;
  • Grão de bico;
  • Lentilhas.

Incluir estes alimentos em seu plano semanal é muito importante para garantir a sua saúde muscular e até mesmo o desempenho na academia. Porém, antes de incluir muita proteína em seu cardápio, lembre-se de se consultar com um profissional da área, está bem? 

Outro ponto importante é o consumo de líquidos ao longo do dia. Como você estará ingerindo mais proteínas, o organismo necessitará de uma maior hidratação para funcionar corretamente. Portanto, beba pelo menos dois litros e meio de água por dia.

EQUILÍBRIO É TUDO, OK?

Amiga, agora que você já sabe o que é e para que servem os alimentos ricos em proteínas, é hora de prestar atenção no quanto você consome por dia. 

Mas, por favor, não exagere, hein? Pois tem gente que acha que terá mais resultados na academia se consumir mais proteínas ao longo do dia, o que não é verdade. Justamente porque o corpo apenas absorverá o que for necessário, e o restante poderá, inclusive, armazenar em forma de gordura.

Por isso, fique atenta! Não ultrapasse o máximo diário recomendado pelo seu nutricionista. E ainda: consuma proteína de diferentes fontes. Assim você mantém a sua alimentação mais balanceada e ainda supre outras necessidades nutricionais.

Espero que este conteúdo possa ter te dado um norte quanto ao ato de melhorar a sua alimentação. 

Nos vemos no próximo post!

Beijos!

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