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Revenda de hospedagem de sites
Informações essenciais para uma revenda de sucesso. Confira!
Por Tiago Bosco em 26/06/2017
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Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e Hostnet (Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e RedeHost (www.redehost.com.br)

O mercado de revenda de hospedagem é uma ótima oportunidade de negócios para empreendedores, profissionais de criação e desenvolvimento ? e basicamente todas as pessoas que tenham interesse em gerar nova receitas ou mesmo ter um serviço que pode ser muito rentável. De acordo com estudos da eMarketer, sites ainda são a principal ferramenta de marketing escolhida por Pequenas e Médias Empresas. E todo site precisa de uma hospedagem, certo? Por isso, oferecer o serviço de revenda pode ser muito interessante para o seu negócio.

Mas, por onde começar a criar uma revenda?

Revenda de hospedagem: definindo a infraestrutura
O primeiro passo é definir a infraestrutura onde você vai hospedar os sites dos seus clientes. Existem diversas opções oferecidas por empresas de hospedagem, nas quais você "aluga" espaços para revender aos seus clientes. Outra opção é adquirir um servidor próprio, mas, neste caso, você deve estar ciente do alto custo envolvido e que você será responsável por toda a configuração e manutenção do hardware. Para quem está iniciando, aproveitar opções de empresas de hospedagem é uma alternativa mais segura, pois já conta com uma equipe que pode auxiliar com informações, manutenção e suporte. Se você estiver procurando por empresas de hospedagem que ofereçam a opção de revenda, esteja atento a essas questões:

A empresa tem suporte 24/7?
Isso é muito importante, pois, caso algum problema venha a acontecer com os sites dos seus clientes você precisa ter acesso a uma equipe que possa te ajudar. Se você puder contar com a figura de um gerente de contas, que te acompanhe e seja o seu ponto de contato na empresa, será excelente.

A estrutura da revenda é dedicada?

Saber se a estrutura da sua revenda é dedicada é importante para garantir a disponibilidade dos seus serviços. Em uma estrutura dedicada, o funcionamento de uma revenda não interfere na outra, garantindo que não fique vulnerável a instabilidades.

A empresa tem datacenters próprios? Fica no Brasil?
Essa é uma pergunta interessante para fazer à empresa de hosting: se o datacenter é próprio e está no Brasil. Isso garante mais agilidade no caso de haver algum problema com a sua revenda.

Qual é a opção de painel de controle?
A opção mais utilizada atualmente para revendas de hospedagem é o WHM/cPanel: através dele, é possível criar as contas dos seus clientes, definir os planos específicos, acompanhar o consumo dos clientes, gerenciar contas de e-mail. O seu cliente, por sua vez, pode acessar o cPanel, que mantém todas as informações sobre seus sites/e-mails acessíveis em interface gráfica bastante intuitiva.
Além disso, é importante definir algumas questões importantes para que você possa oferecer o serviço de hospedagem de sites:

Plataforma (Linux ou Windows)
Essa escolha vai depender do tipo de sites que você pretende hospedar e da linguagem que você utiliza para desenvolvê-los. Se você for utilizar ASP ou ASP.NET, precisará de uma hospedagem Windows. Se desenvolver em PHP, Python ou utilizar CMS como WordPress ou Joomla, vá de Linux.
Falando em CMS, ao optar por uma revenda com WHM/cPanel, você facilita a instalação de aplicativos como estes através do Softaculous, um instalador com um clique.

Quantos sites e e-mails poderei revender?
Isso vai depender dos recursos computacionais que você contratar para a sua revenda e o tamanho dos sites que você for hospedar. A configuração inicial de uma revenda da RedeHost (Linux), por exemplo, tem 2 GB memória, 40 Gb de disco, 1 VCPU;

Dependendo da escolha que você fizer para a infraestrutura, esse pode ser um ponto de atenção. Em estruturas como a revenda da RedeHost, na qual você tem a flexibilidade de escalar recursos quando necessário, esse não é um problema. Se você optar por uma revenda em VPS ou Servidor Dedicado, tenha em mente que a escalabilidade vai ser mais complexa.

Revenda de Hospedagem: marketing e relacionamento para crescer a sua revenda
Agora que você já sabe como escolher e iniciar a sua revenda de hospedagem, é importante pensarmos em como conseguir e manter clientes para a sua nova atuação. Se você já trabalha com desenvolvimento de sites, oferecer a hospedagem parece um caminho lógico:
você consegue firmar uma parceria mensal com seus clientes e pode, inclusive, passar a oferecer novos serviços como a manutenção, segurança, otimização de SEO e de conteúdo.

Se você não criar sites, uma sugestão é fazer parceria com esses profissionais para hospedar os sites de freelancers e agências. Uma dica para quem ainda não começou é escolher um nicho: opte por hospedar sites de pequenas empresas na sua cidade ou região ou foque seus esforços em parcerias, o importante é escolher um foco para seus esforços. Não deixe de cuidar do seu próprio site ? ele vai ser o seu cartão de visitas para possíveis clientes. No seu site, você pode ter um formulário de contato para cadastro de potenciais clientes, será uma boa fonte de novos negócios. Para manter o relacionamento com os seus clientes, você pode investir no envio de e-mail marketing ? e pode inclusive revender esse serviço para eles, oferecendo ainda mais valor para eles e auxiliando no crescimento da parceria.
Fonte: RedeHost (www.redehost.com.br)

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