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PMEs: 5 dicas para aproveitar as festas de fim de ano
Cerca 20% das vendas anuais acontecem durante esse período
Por Tiago Bosco em 19/12/2016
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As festividades de fim de ano que envolve o Natal e o Reveillón é um momento importante para as pequenas e médias empresas. De acordo com os dados dos EUA de 2015, quase 20% das vendas anuais de algumas lojas acontecem durante esse período.

Katherine Shappley, Facebook Head of SMB na América do Norte preparou 5 dicas para ajudar os negócios a brilharem nesta época. Confira.

#1 Esteja onde os clientes estão: no mobile
Os negócios estão se tornando mobile e este ano, mais do que nunca, as compras serão feitas através do smartphone. De fato, 62% dos consumidores afirmaram terem utilizado o smartphone mais do que nos anos anteriores para pesquisarem compras de Natal e 60% dos consumidores afirma que planeja comprar com mais frequência através do smartphone ou tablet. A boa notícia para as pequenas empresas: se tem um smartphone e uma página de Facebook, tem uma estratégia de marketing mobile. E no Facebook, através do app Ad Manager ou com produtos como o Slideshow, as empresas podem criar anúncios diretamente nos seus telefones. Se os seus clientes estiverem no mobile, então o negócio também deve estar.

#2 Leve a experiência de loja à vida online
Com novas ferramentas, como o vídeo e o Live no Facebook, ter um negócio online é mais simples e poderoso do que nunca. A pesquisa prevê que 75% de todos os dados serão em vídeo até 2020. As pessoas esperam experiências autênticas - e esta época é um momento perfeito para novas ligações e novos começos. Mais de dois milhões de pequenas empresas no Facebook já utilizam o vídeo para se conectarem com clientes diretamente a partir do seu telefone.

#3 Crie criatividades visualmente apelativas
O vídeo e o Live no Facebook são apenas duas das muitas maneiras para contar uma história de uma forma mais fácil e mais mágica (especialmente para as vendas). Quando se trata de contar a história do seu negócio ou vender um produto no Facebook, lembre-se de mostrar, não de dizer. Com opções criativas como a Hyperlapse e o Boomerang do Instagram, uma boa luz natural, um tripé simples e cenários de festa, pode facilmente transformar qualquer espaço no seu estúdio criativo. Mas ser criativo nem sempre significa reinventar a roda. É importante utilizar os ativos que já tem. Transformar boas imagens de produtos do seu site num anúncio em formato de carousel ou pedir para exibir conteúdo que seus clientes partilham.

#4 Ligue-se a clientes em qualquer parte do mundo
O principal motivo pelo qual as empresas têm sucesso ou falham é a sua habilidade para atrair clientes. Com a poderosa ferramenta de segmentação do Facebook, as empresas podem atingir os clientes que lhes interessam. Durante a época natalina, as empresas podem utilizar o Custom Audiences para reativar os clientes que realizaram uma compra no último ano ou utilizar o Lookalike Audiences para descobrir novos clientes semelhantes aos já existentes.

#5 Medir, medir, medir
O Facebook quer ser o melhor em tempo e dinheiro mais bem investido das empresas em marketing. Mas o sucesso começa por as empresas conhecerem o seu objetivo. Seja receber mais clientes na sua loja, mais downloads do seu app, aumentar as vendas no seu site ou mais qualidade em leads, o Facebook tem as ferramentas para ajudar as empresas a atingir e medir os resultados de negócio reais.

Uma destas ferramentas é o Facebook Pixel, um código para o website das empresas que permite medir conversões, criar audiências e obter informações de como os clientes utilizam um website. O pixel pode ajudar uma empresa a perceber como os clientes visualizam os anúncios do Facebook ao longo de todos os dispositivos, incluindo smartphones, tablets e computadores.

Fontes: Briefing, Katherine Shappley



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