]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
Na hora de escolher o banco de dados...
Saiba quais são as características mais importantes para seu projeto
Por Tiago Bosco em 20/03/2017
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!


Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e KingHost (www.kinghost.com.br)

Conhecer o seu negócio e saber quais as necessidades que o banco de dados deve suprir é algo muito importante. Para escolher uma solução de banco de dados você precisa considerar as necessidades atuais do seu negócio e também fazer uma projeção realística do crescimento esperado para o futuro da sua empresa.

Outra decisão relevante e que vai nortear a sua escolha é sobre a necessidade de customizar o banco de dados ou a possibilidade de optar por um software pronto para uso. Se você precisa de um banco super simples para uma base bem pequena de dados, até mesmo o Access da Microsoft pode dar conta. No entanto, quando você precisa de alternativas mais avançadas, o melhor é utilizar uma plataforma robusta. Algumas opções já vêm com os recursos que você necessita, possibilitando a customização destes recursos para o jeito que melhor se adapte a sua empresa.

Outra dica importante é considerar todas as opções. Apesar de consumir tempo, estudar com cuidado as alternativas pode salvá-lo de dores de cabeça no futuro. É mais válido, por exemplo, perder algum tempo pesquisando e planejando qual banco de dados usar do que trabalhar direto na implementação de um banco de dados e depois perceber que ele não completa as necessidades do seu empreendimento.

Principalmente se você tem um negócio de pequeno ou médio porte, considere as alternativas open source. O MySQL é um bom exemplo de software que é gratuito ou que custa pouco e que, ao mesmo tempo, pode ser customizado para atender melhor às necessidades do seu negócio.

Lembre-se também de observar quem será o usuário da sua aplicação de banco de dados. O seu banco precisa ser tão simples que até o mais inexperiente funcionário da sua empresa possa usar, ou você terá que investir em treinamento. Levando em conta esse aspecto, soluções que possuem interface customizável são ideais.

Por fim, não esqueça da segurança. Este item é especialmente importante para aqueles que trabalham com informações sensíveis, como por exemplo, lojas online que armazenam dados de crédito dos clientes. Os bancos que armazenam este tipo de informação necessitam ser encriptados e adotar outras medidas de segurança para garantir a integridade dos dados dos clientes.

Fonte: KingHost (www.kinghost.com.br)

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)