]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
Empreendedorismo 4.0
Novas empresas que criam negócios ligados a uma nova 'revolução industrial'
Por Tiago Bosco em 28/11/2016
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!



Ao longo dos anos, o empreendedorismo tem mudado, até mesmo por causa do crescimento das tecnologias e da internet. Estar conectado é imprescindível para quem quer entrar neste mundo, onde o serviço deve ser realizado com excelência, se não, perde-se o cliente e ainda se cria uma cultura ruim para a empresa.

Claro, a inovação anda em conjunto com o empreendedorismo. O mercado está saturado dos mesmos serviços e produtos, por isso, trazer novas visões e soluções é importante para se ganhar terreno no concorrido mercado. O professor de Empreendedorismo e Inovação do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Rafael Schroeder, explica que esta nova onda do empreendedorismo.

"O empreendedorismo 4.0 surge com as novas empresas que criam negócios ligados a esta nova revolução industrial, como as empresas de drones, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras tecnologias que somam ao desafio de integrar cadeias produtivas e adicionar automação e inteligência nos negócios", explica.

Além desses dois eixos, a sustentabilidade, também, é fundamental. É preciso empreender com responsabilidade e ser sustentável em seus atos, para que se tenha linearidade dentro do empreendimento. Segundo Schroeder, a tecnologia e comunicação integram esse desafio de unir as competências relacionadas a esses eixos.

"O mundo precisa de Líderes e profissionais com capacidade de alinhar novas oportunidades de Negócio (empreender de forma inovadora) ao equilíbrio social, ambiental e econômico (empreender de forma sustentável)"
, afirma.

Mas não são apenas os novos empreendimentos que precisam ter este cuidado. As empresas já consolidadas necessitam desta inovação e do empreendedorismo, para que ganhe fôlego e seja um bom concorrente no mercado. É necessário estar na cultura das empresas, além de contar com líderes que tenham uma visão ampla e abrangente da importância do novo na organização.

Neste momento a liderança da empresa, em conjunto com seus gestores e colaboradores, tem que trabalhar em conjunto, todos em prol da busca pelo novo e o empreendedorismo. Muitas vezes apoiar uma ideia interna, traz mais bem feitorias do que algo externo. Mas é preciso colocar isto na cultura da empresa, para que isso seja corriqueiro na organização.
Fonte: ISAE Brasil

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)