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Gerente do Consulting Group da 7COMm
Soluções de TI no e-commerce
Como as soluções de TI podem impulsionar as vendas no e-commerce - 19/08/2014
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O e-commerce no Brasil tem apresentado um crescimento constante nos últimos anos, sempre na casa de dois dígitos, e com isso, novos desafios se apresentam para as empresas que atuam no mercado digital. Claro que as questões macro econômicas são muito importantes nesse cenário, mas cada vez mais as empresas estão percebendo que esse crescimento necessariamente se apoiará no uso da tecnologia.

Em um mercado onde as margens de lucro estão cada vez mais espremidas devido à competição e a facilidade do consumidor de encontrar preços mais baixos utilizando-se de ferramentas de comparação de preços, manter o mercado já conquistado e aumentar ainda mais sua participação se torna uma questão de sobrevivência.

Neste processo, a área de tecnologia vem ganhando mais e mais importância pelas possibilidades de aumentar a eficiência das iniciativas de marketing. São vários os benefícios, a começar pelos já conhecidos sistemas de recomendação de produtos que podem ser aperfeiçoados com as novas tecnologias existentes, onde ferramentas de BigData ganham destaque dado o volume de informações disponíveis.

"O retargeting permite aumentar muito a taxa de conversão dos anúncios"

Alguns desses sistemas simplesmente fazem associações de produtos que possuam alguma similaridade, oferecendo ao cliente que comprou uma bicicleta, ao invés de outra bicicleta, um capacete, uma roupa específica do esporte ou algum outro acessório para pedalar, mas podem fazer associações bem mais complexas.

Também muito utilizado, o retargeting permite aumentar muito a taxa de conversão dos anúncios. Essa técnica consiste em armazenar localmente no computador do usuário as interações que ele teve na loja virtual e, ao visitar um site que contenha anúncios desta loja, um código é executado que recupera as informações previamente armazenadas, fazendo "magicamente" aparecer imagens de produtos ou similares que o usuário havia mostrado interesse durante sua visita à loja virtual.

A evolução da tecnologia está tornando cada vez mais viável o marketing one to one, onde a propaganda é feita sob medida para cada cliente. Antigamente, qual era a chance de você visualizar um tênis durante a sua navegação e pensar: "poxa, era exatamente esse tênis que eu estava procurando"? A chance de isso acontecer era muito baixa, pois havia pouca ou nenhuma informação sobre quem estava visualizando o seu anúncio do outro lado da tela e de que forma essa informação estava sendo convertida em vendas.

Algumas lojas virtuais já saíram na frente, contratando empresas e técnicos de computação para trabalhar no desenvolvimento de soluções para melhorar soluções de recomendação de produtos, marketing dirigido, sistemas de pesquisa inteligentes de produtos no site, melhorar a experiência do usuário dentro da loja virtual; e outros estão contratando estatísticos, data scientists, psicológos, etc. para complementar esse trabalho. Mas não há um único caminho a seguir, cada loja virtual precisará encontrar as soluções que melhor se enquadram às suas necessidades e possibilidades.

Ampliando sua atuação e criando sistemas cada vez mais inteligentes, a TI pode auxiliar o e-commerce a proporcionar uma experiência de compra muito mais prazerosa para o seu cliente, aumentar a lucratividade das empresas responsáveis pelas lojas virtuais, e qualificá-las para os novos desafios que ainda estão por vir.

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