]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
6 ferramentas grátis para testar a versão mobile do seu site
O Google expandiu a importância do fator mobile em seu algoritmo de buscas. Seu site está preparado para essa realidade?
Por Tiago Bosco em 01/05/2017
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!


Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e KingHost (www.kinghost.com.br)

Já faz algum tempo que o Google lançou sua atualização de update do algoritmo de buscas que beneficia sites que são amigáveis aos dispositivos mobile. O anúncio foi em abril de 2015 e ainda hoje é possível encontrar sites que não estão adaptados à realidade do acesso mobile. Utilize as ferramentas de teste abaixo para saber se há algo que pode ser melhorado no seu site.


Os smartphones vem se tornando a cada dia mais poderosos, acessíveis e extremamente populares. No Brasil, segundo dados do IBGE, o smartphone é o aparelho mais utilizado para acessar a internet, tendo ultrapassado inclusive o PC nesse quesito. De acordo com dados de 2014, o celular estava em 80% das residencias pesquisadas.

Dentre as possibilidades de adaptação às telas menores, o design responsivo costuma ser o método preferido dos desenvolvedores. Um dos aspectos mais atraentes do design responsivo é que um site nestes moldes pode oferecer uma boa experiência de uso em vários dispositivos e tamanhos de tela. Esta é uma característica importante, já que é impossível antecipar todos os dispositivos e tamanhos de tela que os usuários utilizarão para acessar um site.

Já sabemos que o Google expandiu a importância do fator mobile em seu algoritmo de buscas. Pois então, seu site está preparado para essa realidade? Se ainda não pensou sobre o assunto, é hora de checar e estudar melhorias.

A KingHost (www.kinghost.com.br) listou ótimas ferramentas gratuitas para testar a experiência de quem acessa seu site usando smartphones ou tablets. Essas ferramentas são gratuitas e, dependendo da necessidade, fáceis de utilizar. Confira abaixo.

#1 Novidade: ? URL Testing Tools API (Beta)
https://goo.gl/R1wPDu
Uma novidade interessante para desenvolvedores. Parte do Search Console, desde janeiro deste ano o Google está oferecendo uma ferramenta de teste para dispositivos móveis com acesso a API. Usando a nova API lançada pelo Google, os desenvolvedores podem criar suas próprias ferramentas customizadas para testar as url"s do seu projeto.

#2 Google"s Mobile-Friendly Test
https://goo.gl/f5CWjP
Super simples. Para saber a visão do Google e testar a versão mobile do seu site basta inserir o endereço do seu site na caixinha e pressionar enter. Ele irá gerar um relatório que mostrará se seu site é amigável aos dispositivos móveis ou não. O resultado é bastante intuitivo.

#3 PageSpeed Insights
https://goo.gl/P0GB2x
Nesta solução, também do Google, você tem uma análise mais detalhada do seu site (poderá escolher entre a avaliação da versão mobile e desktop). O PageSpeed Insights, além de mostrar os pontos fortes e fracos da sua página, oferece instruções com exemplos do seu próprio site para corrigir problemas.

#4 HubSpot"s Marketing Grader
https://goo.gl/5NeEc2
A ferramenta do Hubspot tem a capacidade de estabelecer se seu site é amigável aos olhos de quem o acessa através de um smartphone. Além desse recurso, você conta com relatório de blogging, social media, SEO and geração de leads a partir do seu domínio.

#5 Mobile Test Me
https://goo.gl/EDJ5XL
Ferramenta gratuita que permite a simulação de navegação mobile. Após fazer um registro breve, você terá acesso a simulação de diversos dispositivos, como Kindle ou Iphone 6, passando por modelos mais antigos como o Blackberry qwerty. Faça login e escolha um dispositivo entre os vários disponíveis.

#6 Chrome DevTools

https://goo.gl/ztcirw
Outra dica especial para quem desenvolve sites. Teste suas criações, ainda em produção, usando o Chrome DevTools. Essa é uma excelente pedida para testar speed, usabilidade entre outras características do seu projeto. Uma ferramenta completa, que você acessa através do menu do navegador Chrome, em Mais ferramentas > Ferramentas do desenvolvedor.

Fonte: KingHost (www.kinghost.com.br)

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)