]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
3 passos para analisar as métricas do seu projeto
Empreendedor deve decifrar os mais diferentes relatórios que a internet pode oferecer
Por Tiago Bosco em 24/10/2016
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!



Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br


E-commerce, site de notícias, página institucional ou blogs. Independentemente do objetivo do site, a primeira medida que o empreendedor deve tomar é extrair e decifrar os mais diferentes relatórios que a Internet pode oferecer. Em um mundo conectado, as ferramentas de analytics sempre estarão em alta, justamente por mensurarem a eficiência das páginas. Porém, a quantidade de informações disponíveis torna quase impossível identificar as análises que fazem mais sentido para seus negócios.


Confira abaixo 3 passos que auxiliam na análise das métricas de um site:

#1 Defina os KPIs mais importantes para o negócio

É imprescindível escolher quais os indicadores mais importantes para o negócio (e que mudam em cada segmento). Para isso, é preciso levar em conta quatro pontos principais: 1) entender a natureza e os objetivos do ambiente digital; 2) escolher os indicadores mais importantes (vendas, cadastros, engajamentos etc) para se certificar que os objetivos escolhidos estão sendo obtidos; 3) estipular uma meta para cada indicador, facilitando a análise de desempenho de cada métrica ao longo de um período de tempo; 4) escolher os comparativos temporais que façam sentido para o segmento, pois os números sozinhos não dizem nada.

#2 Crie alertas para as análises mais importantes
Atualmente é possível analisar e extrair os mais diversos relatórios dentro de um site ? o que faz com que o empreendedor perca muito tempo lendo tantos indicadores. Contudo, ao invés de manter os olhos grudados na tela do computador, atrás de dados relevantes, algumas informações precisam chegar até a pessoa com o mínimo esforço possível. Praticamente todas as ferramentas disponíveis no mercado permitem criar alertas e notificações por e-mail de situações que exigem maior atenção para o negócio. Assim, sempre que acontecer algo que fuja do padrão, você será avisado, o que fará com que economize tempo para se dedicar a outras atividades.

#3 Crie um cronograma para analisar e adotar os desdobramentos

A última etapa também é a mais importante: transformar os dados coletados em ações. A primeira medida a ser tomada é definir uma periodicidade para se aprofundar em diversos recortes que as ferramentas disponibilizam. Basicamente são quatro grupos de análises: audiência (público-alvo), aquisição (porta de entrada para o site), comportamento (engajamento das pessoas no site) e conversão (metas alcançadas). O ideal é manter uma rotina de análises destes temas, permitindo mais insights e identificando ações para melhorar os índices.

Fonte: Felipe Augusto Marx é gerente de Digital Analytics & Online Media da Locaweb (www.locaweb.com.br)

Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)