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Possui mais de 10 anos de experiência no mundo digital e atualmente é o Gerente Geral de Marketing e vendas do UOL HOST, divisão do Grupo UOL especializada em pequenas e médias empresas que queiram entrar e crescer no mundo online.
6 maneiras de divulgar sua marca gastando pouco
Alma ou não do negócio, uma boa estratégia de marketing pode multiplicar as vendas de sua empresa. - 30/07/2015
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Alma ou não do negócio, uma boa estratégia de marketing pode multiplicar as vendas de sua empresa.
No entanto, não é preciso ter uma top model como garota propaganda, ou animações em 3D para dar um empurrãozinho nos negócios. Existem várias maneiras de chamar a atenção do público sem gastar rios de dinheiro.


Conheça seis dicas simples, que não vão pesar no bolso, para ajudar a divulgar sua loja virtual:
Dê um atendimento personalizado
Não importa se você vende eletrônicos ou ovos de páscoa, para conquistar o cliente é preciso realizar todas as vendas da melhor forma possível. Além de fazer o feijão com arroz e cumprir todos os prazos, é importante dar ao consumidor um tratamento especial.

A personalização no atendimento também é uma estratégia de marketing. Por exemplo, envie um cartão de agradecimento junto às entregas. Por mais simples que seja o papel, o cliente irá se surpreender e se lembrará mais facilmente da sua loja.

Por que você acha que o Seu Zé, da lojinha da esquina, que conhece a vizinhança por nome e sobrenome tem tantos clientes sem nenhuma propaganda paga?

Utilize as redes sociais
As opções são inúmeras: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e por aí vai. Escolha pelo menos uma delas e invista. Dinheiro? Não. Tempo e dedicação.

Aproxime-se do cliente por meio desses canais. Aproveite o ambiente para usar uma linguagem mais informal e para descontrair. Claro que isso só deve ser feito se os valores e missões de sua empresa permitirem.

Você não precisa (e nem deve) usar as mídias sociais para falar só do seu produto ou serviço. O marketing nestes canais é construído de outra maneira, à base de relacionamento. O mais importante é se comunicar e criar laços com o cliente.

Relacione seu produto aos interesses do cliente
Aproxime seus produtos de algum interesse dos compradores. A estratégia ajuda na identificação com a marca e na própria divulgação dos itens. Como uma loja de roupas, por exemplo, que pode dar informações sobre os últimos grandes desfiles, e mostrar que suas peças acompanham as tendências.

Ou uma loja de presentes, outro exemplo, que pode relacionar suas mercadorias a música, televisão, quadrinhos e cultura pop.

A melhor recomendação é feita por um amigo
Quantas vezes já perguntamos a fulano como ele descobriu uma loja ou uma banda nova e a resposta dada foi: "Ah, foi um amigo que me indicou"?

A recomendação de amigos é um dos meios mais certeiros para conquistar novos clientes. Um amigo sabe o gosto do outro. Se ele está indicando, é porque há grandes chances do outro se interessar. E, claro, um amigo dizer que "é bom" tal coisa, tem muito mais peso que a aprovação de um estranho.

Incentive essa ação incluindo botões em seu site para rápido compartilhamento de link, por e-mail ou redes sociais, com outras pessoas ou oferecendo descontos em compras.

Programas de fidelização
Outra estratégia que não irá lhe custar mais que um cafezinho, é oferecer vantagens para os clientes mais assíduos. Desde ações simples como, a cada dez compras, a próxima é grátis. Até programas mais sofisticados de pontuação.

No final das contas, o desconto que você dará pelos pontos acumulados, ou a mercadoria que irá sair de graça ao cliente porque ele já levou mais dez iguais, não irá afetar o seu orçamento. Em compensação, fará diferença no bolso do cliente.

Ofereça degustações
Não é só pequenas amostras de doces e salgados que deixam o cliente com água na boca, não. A degustação pode ser oferecida por todos os setores. Veja o Netflix e a Catho, por exemplo. Ambas as empresas utilizam esta técnica para fisgar clientes. O primeiro mês é gratuito. O consumidor que gostar da experiência, com certeza irá contratar os serviços posteriormente.

E você, o que faz para aumentar suas vendas? Se a resposta foi "nada", está na hora de colocar algumas dessas ações em prática!

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