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Possui mais de 10 anos de experiência no mundo digital e atualmente é o Gerente Geral de Marketing e vendas do UOL HOST, divisão do Grupo UOL especializada em pequenas e médias empresas que queiram entrar e crescer no mundo online.
5 segredos para produzir textos vendedores
5 segredos para produzir textos vendedores para seu e-mail marketing - 25/01/2016
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Mesmo com a chegada das redes sociais e aplicativos gratuitos de mensagens de texto, o e-mail continua firme e forte entre os canais mais eficientes de marketing.

Para o comércio eletrônico, esse meio de contato com os consumidores pode gerar mais vendas, estreitar o relacionamento e fortalecer a marca. Mas é preciso se destacar, já que a quantidade de informações recebidas por cada pessoa diariamente também é alta.


Como ganhar, então, a preferência entre os cliques dos clientes? Além de investir em um bom assunto e ter um layout bacana, você deve caprichar no conteúdo. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo nessa missão:

1 - Crie empatia
Para que as pessoas gostem de receber seu conteúdo, ele precisa ser simpático e objetivo.
Esqueça frases muito longas, que dão sono. Prefira parágrafos curtos e diretos. Aposte também em uma linguagem apropriada para o seu público-alvo. Se ele tiver entre 14 e 18 anos, por exemplo, você pode usar expressões comuns nessa idade e esquecer de vez o "Prezado, fulano".

Evite, também, palavras muito rebuscadas. Você não precisa, necessariamente, partir para o informal, só prefira expressões conhecidas e mais cotidianas. Coloque pontuação adequada nas frases e brinque com elas para dar ritmo ao texto.

2 - Facilite a leitura

Se o seu e-mail possui textos longos, ou trata de diversos assuntos, crie subtítulos que orientam o leitor sobre o que ele vai encontrar em cada tópico. Essa técnica também é uma forma de chamar atenção, já que muita gente abandona o e-mail no meio da leitura.

Se você vai enviar um conteúdo sobre os melhores presentes para as crianças, por exemplo, divida a mensagem: faça uma introdução sobre o tema e use tópicos como "Para os filhos que gostam de ler" ou "Para os filhos que adoram aventura".

3 - Brinque com a imaginação

Quando for escrever um texto para o seu e-mail, tente brincar com a imaginação do cliente. Se você quer vender a última bicicleta da moda, não fique só nos recursos técnicos, como marcha e aro do pneu. Faça-o viajar em um passeio pelas montanhas ou uma pedalada à beira da praia.
Vale também mostrar indiretamente como seu produto pode ajudar a vida dele. Não diga apenas que a bicicleta é bonita, eficiente e custa 800 reais. Conte os benefícios que a pedalada traz à saúde e uma lista com melhores parques da cidade para passear com a nova aquisição.

4 - Ressalte as vantagens
Enfatize o que o cliente vai ganhar ao adquirir aquele produto. Considere os seguintes textos, sobre um livro de jardinagem:
1. "Esse livro vai ensinar tudo o que você precisa saber sobre flores"
2. "Aprenda o segredo para fazer suas flores crescerem em apenas 3 meses"

Enquanto a primeira frase é vaga e generalista, a segunda deixa claro qual é o benefício exato que o cliente vai ter ao adquirir aquele livro.
Nas suas próximas peças de e-mail, reflita sobre isso. Pense o que torna seu produto especial e por que as pessoas deveriam escolhê-lo.

5 - Conte histórias
Você já ouviu falar em storytelling? Essa palavra, do inglês, está relacionada com a capacidade de contar histórias interessantes. A técnica é usada em marketing e publicidade para aproximar a empresa do cliente.

O segredo está em humanizar as mensagens e ter pessoas com necessidades e problemas reais como protagonistas. Depois, é só mostrar como seu produto ou serviço resolve esses dilemas. Pronto, você fechará sua "história" com chave de ouro.

E você, qual a estratégia que utiliza nos textos para que seus e-mails vendam mais?

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