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8 dicas para criar um e-mail mkt de aniversário efetivo
Muitos clientes se sentem especiais e felizes em serem lembrados
Por Tiago Bosco em 20/03/2017
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Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br e Locaweb (www.locaweb.com.br)

Manter o relacionamento com seus contatos não é uma tarefa simples. Atualmente muito se fala sobre gerar conteúdos relevantes e sabemos que isso é um grande desafio para a maioria das empresas. Mesmo assim, ainda existem formas acessíveis de preservar este relacionamento, como a tradicional mensagem de aniversário, que também pode ser utilizada de forma digital via e-mail marketing.

Mensagem de aniversário? Mas isto não é muito cafona?


A resposta é Não. Pelo contrário, muitos clientes se sentem especiais e felizes em serem lembrados nesta data, se aproximando mais da sua marca.

Além disso, quando falamos de e-mail marketing, já é provado que as taxas de abertura de um e-mail de felicitações são maiores do que de uma promoção ou novidade. Mas para isso é necessário que a mensagem possua um conteúdo atrativo para que não seja apenas mais um e-mail entre tantos outros que seu contato irá receber.

O impacto de um e-mail de aniversário transparece o sentimento que a empresa trata o seu cliente com um ser único e importante. Logo, campanhas mais eficientes e melhores resultados.

E COMO CRIAR UM E-MAIL MARKETING DE ANIVERSÁRIO ATRATIVO?

A Locaweb (www.locaweb.com.br) apresenta abaixo oito dicas que irão te ajudar a criar uma mensagem atrativa impactando não só na data de nascimento do seu cliente mas também em outros momento oportunos:

#1 Mantenha sua lista de contatos atualizada:
Antes de mais nada, é necessário que sua lista de contatos esteja atualizada com a data de aniversário dos seus respectivos clientes.

E se você não possuir é simples: pergunte para ele. Você pode fazer isso enviando um e-mail solicitando a informação, contando sobre uma surpresa que ele receberá na data, ou peça esse dado no cadastro do cliente, seja de forma física ou em seu site.

#2 Envie uma oferta especial ou cupom de desconto:

É claro que uma comunicação simples de relacionamento já faz toda a diferença com o seu contato, mas por que não presenteá-lo com uma oferta especial ou cupom de desconto para que ele se sinta ainda mais especial? Dessa forma, além de deixar o seu cliente satisfeito, você já incentiva uma compra.

#3 Aproveite ocasiões especiais:
Não limite-se em utilizar uma comunicação de aniversário apenas no dia do nascimento do seu destinatário, você também pode utilizar outras ocasiões especiais para isso. Se você comercializa roupas infantis, que tal enviar uma comunicação no dia do aniversário dos filhos do seus contatos? E no caso de um pet shop, por que não aproveitar do aniversário do animal de estimação dos seus contatos.
Pense em ocasiões que fazem a diferença para o seu cliente e estejam relacionadas com o seu negócio.

#4 Aproveite datas que seu contato não lembra: aniversário como Cliente.

Uma ótima oportunidade é celebrar o aniversário em que seu cliente fez sua primeira compra ou utilizou dos seus serviços. Esta é uma data que provavelmente ele não lembrará e ficará surpreso de ter sido lembrado.

#5 Converse com os ex-clientes: aniversário de Não Compra

Falando de datas improváveis, quando o seu cliente ficar muito tempo sem comprar ou se relacionar com você, envie para ele um desconto especial para matar a saudade.

#6 Não celebre uma vez ao ano
Este tipo de ação não precisa ser utilizada uma vez ao ano. Você pode celebrar datas mais curtas como 3 meses como cliente ou 6 meses como assinante de algum plano.

#7 Envie com antecedência
Muitas pessoas ainda são receosas em comprar algo no impulso pela internet. Caso planeje enviar um cupom como presente para seus contatos, faça o disparo com antecedência com a intenção de "está chegando o seu aniversário aproveite o presente que preparamos para você".

#8 Utilize um título atrativo
Lembre-se que várias marcas impactam seus clientes no dia do seu aniversário, pense em um título atrativo que fuja do tradicional "Feliz Aniversário" para gerar interesse no cliente.

Fonte: Gabriel Paiva; Locaweb (www.locaweb.com.br)

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