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5 dicas de e-mail marketing para quem está começando
Proporcione uma experiência agradável para aquele que será impactado
Por Tiago Bosco em 14/11/2016
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Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br

E-mail Marketing é um formato de comunicação estreita com os seus clientes e visitantes mais qualificados. É muito importante saber lidar com os leds que você adquire, traçando uma estratégia que atenda às suas necessidades e ainda proporcione uma experiência agradável para aquele que será impactado.



Confira abaixo algumas dicas que poderão ser muito úteis ao se definir as estratégias de e-mail marketing.
#1 Não compre bases de terceiros
Uma base desqualificada pode ser a razão do insucesso das suas campanhas de E-mail Marketing, por isso pense duas vezes antes de comprar uma base de terceiros. Afinal essa prática poderá trazer uma taxa de abertura muito baixa, ou seja, a quantidade de pessoas que abrem os emails versus a quantidade que os recebe ou outros resultados ruins de conversão, como a compra de produtos, o envio de formulário de contato ou simplesmente uma visita ao seu website. Tente criar a sua própria base através de ações nas redes sociais, eventos, na loja física ou dentro do próprio website. Você irá identificar oportunidades conforme o seu tipo de negócio. O Facebook, por exemplo, possui uma campanha patrocinada somente para aquisição de leads.

#2 Controle a frequência de envios
Conseguir novos leads exige esforço, então é importante tomar todos os cuidados para não perdê-los. Você não deve cansar a sua base lotando a caixa de entrada com mensagens repetitivas. Enviar e-mails com muita frequência pode ser uma péssima ideia e ainda elevar a sua taxa de descadastramento. O volume de envios vai variar de acordo com o seu objetivo. Outro ponto é evitar criar uma imagem ruim da sua empresa gerada pelo contato constante e, às vezes, até desrespeitoso. Entenda o seu negócio e a frequência com que deve contatar o cliente. Faça testes A/B identificando os mais engajados e tentando personalizar sua interação de acordo com o comportamento de cada um.

#3 Planeje com antecedência

Defina um calendário e programe os emails que serão enviados ao longo do mês. Assim você conseguirá fazer uma segmentação muito mais qualificada e assertiva. Tente contar uma história, enviar mensagens diferentes a cada disparo, mas que sejam complementares. Se hoje está comunicando uma promoção, tente trazer algo mais informativo no disparo seguinte. O E-mail Marketing também é um excelente canal de relacionamento, onde você poderá se aproximar dos contatos através de mensagens em datas comemorativas e envio de descontos exclusivos e cupons especiais.

#4 Tenha objetivos claros
O seu objetivo com o e-mail marketing precisa ser muito claro para que você obtenha o sucesso desejado. Defina uma meta e trace um modo de alcançá-la. Se você quer gerar tráfego, evite textos longos e muitas informações. Traga uma descrição breve, uma imagem relevante e um call-to-action convidando o leitor a visitar o seu website para obter mais detalhes. Assim você evita que o email seja prontamente deletado ou fique cansativo e ainda tem chance de mostrar tudo o que você tem a oferecer para este potencial cliente. Esta visita também pode ser muito valiosa para campanhas de remarketing em outras mídias. A estratégia conjunta poderá ser muito mais vantajosa.

Se o seu objetivo é conversão em sua loja virtual, foque nos produtos mais relevantes, com melhores resultados ou tente segmentar sua base de acordo com o interesse. Divulgue televisores para quem curte eletrônicos e roupas para quem curte moda. Dessa forma, a possibilidade de acerto e interesse cresce drasticamente. Sinalize descontos e promoções especiais, ofereça benefícios exclusivos somente para a sua base, afinal eles são clientes fiéis e estão interessados no que você tem a oferecer.

#5 Dedique tempo à criação do Asssunto/Subject Line
O primeiro passo para ter sucesso através do e-mail marketing é garantir a abertura do e-mail enviado. Se ele não for aberto, não haverá outras interações como cliques e conversões. A melhor maneira de conseguir esta abertura é com um bom subject line. Busque personalizar com o nome do cliente ou alguma outra informação relevante. Traga algum diferencial do que está ofertando, como um percentual de desconto, o nome de uma promoção de forte impacto e até mesmo um call-to-action incentivando a abertura. O uso de caps lock em algumas palavras e emojis também podem funcionar. Testes A/B também são fundamentais para identificar o que funciona com a sua base. Aqui você encontra algumas dicas de como elevar a sua taxa de abertura.

Fonte: Patricia Sperk, analista de SEM na KingHost (www.kinghost.com.br)

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