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4 motivos para utilizar o Google Analytics em seu blog
Se você quer cumprir um objetivo precisa ter certeza de qual caminho deve seguir
Por Tiago Bosco em 19/12/2016
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Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br

Você já tentou chegar a um lugar desconhecido sem um mapa ou informação de onde você está e para onde tem que ir? Não é muito fácil, não é mesmo? Se você quer cumprir um objetivo precisa ter certeza de qual caminho deve seguir, e isso não muda quando falamos do mundo virtual.

Se você tem um blog, provavelmente, sua intenção é atrair visitantes, promover sua empresa ou divulgar um assunto importante. Mas, para atingir esses objetivos, é essencial que você tenha uma boa noção de como seu site tem se saído perante o público e trace estratégias para chegar aonde quer.

O Google Analytics (https://analytics.google.com) é uma ferramenta gratuita que pode ajudá-lo justamente nisso. Se eu fosse você, instalaria o programa agora em seu blog! Por quê? A Academia UOL Host (www.uolhost.uol.com.br/academia) listou algumas razões:


#1 Tenha um diagnóstico do seu blog
Para usar o Analytics você deve inserir um código no seu blog que vai levar para a plataforma do Google todas as informações de acesso do site. O que a ferramenta faz é organizar esses dados para criar um diagnóstico detalhado com dados preciosos, tais como: quantos visitantes seu site recebe por mês, quantos deles são novos e quantos são leitores fiéis, quais páginas são as mais visitadas e qual o tempo médio que um usuário passa no seu blog. Isso, citando apenas algumas métricas (tem muito mais!).

Esses dados servem tanto para entender melhor como está o desempenho do seu blog, como, também, servem de base para você montar um mídia kit e começar a procurar parceiros e anunciantes para monetizar o seu blog.

#2 Conheça e entenda o seu público
O Google Analytics também oferece um relatório completo sobre seu público, que revela, entre outras coisas, onde seus visitantes moram, idade, sexo, interesses baseados em suas últimas pesquisas e até que tipo de sistema operacional, navegador e dispositivo eles utilizam para acessar o blog.

Sabendo dessas informações, você pode criar conteúdos mais personalizados e que sejam ainda mais interessantes para seus leitores, e esta é a chave para o sucesso de um blog. Os meios de acesso ainda revelam o quão importante é - ou não - investir em um template responsivo.

#3 Descubra suas falhas
Esta ferramenta do Google ainda é capaz de mostrar onde você está errando, o que te dá a chance de corrigir elementos que podem atrapalhar muito o seu desempenho.
Um dos recursos mais interessantes é o "Comportamento", que revela como é a navegação dos leitores do blog.

Isso significa que você vai poder visualizar qual o caminho que os usuários fazem de uma página para a outra e descobrir quando eles desistem de navegar e saem do blog.

Acompanhar o comportamento do público vai fornecer pistas do que seu site tem de melhor e o que você pode corrigir para tornar a experiência mais agradável.

#4 Fique a par da concorrência
Outra funcionalidade bacana do Analytics é a aba "Comparação de Marcas", na qual você pode comparar seu blog com outros que fazem parte do mesmo mercado e são do mesmo tamanho que o seu.

Sabendo como o seu blog está se saindo perante os outros, comparando algumas métricas, você vai ter uma visão muito mais clara sobre onde está e o quanto ainda precisa se aprimorar para se manter no nível elevado.

Fonte: Academia UOL Host (www.uolhost.uol.com.br/academia)

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