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Possui mais de 10 anos de experiência no mundo digital e atualmente é o Gerente Geral de Marketing e vendas do UOL HOST, divisão do Grupo UOL especializada em pequenas e médias empresas que queiram entrar e crescer no mundo online.
Transforme os reviews de produtos em ferramentas de venda
Os reviews são os melhores amigos de um comprador indeciso - 20/10/2015
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Os reviews são os melhores amigos de um comprador indeciso - e também podem se tornar importantes aliados da sua loja virtual, se você souber usá-los a seu favor. Para quem não associou o nome à figura, os reviews são aquelas notas ou comentários que os clientes deixam nas lojas virtuais sobre determinados produtos.

Gerados pelos próprios usuários, esses comentários são encarados por outros consumidores como indicadores mais imparciais sobre a qualidade de uma determinada mercadoria (afinal, nenhuma loja em sã consciência vai apontar as falhas e defeitos de seus produtos).

Segundo uma pesquisa global da Weber Shandwick, 56% das pessoas avaliam um produto segundo os comentários de terceiros. A prova social tranquiliza compradores hesitantes e os ajuda a tomar uma decisão.

O estudo mostra ainda que 63% dos consumidores são mais propensos a comprar em um site que tem classificações de produtos feitas pelos clientes. Eles funcionam como uma prova de que seu e-commerce é transparente e respeita a opinião de seus usuários.

Há ainda mais um forte argumento para investir nesses textos: melhorar seu posicionamento nos mecanismos de buscas. Os comentários gerados pelos clientes podem ajudar a aumentar o volume de conteúdo relevante disponível no seu site e reforçar sua estratégia de SEO.

As vantagens de ter bons reviews na sua loja virtual são evidentes. A questão é: como consegui-los? Veja algumas táticas que podem ajudá-lo nessa missão.

Use as redes sociais a seu favor
Ser social e acessível é um bom caminho para obter um feedback honesto. Faça perfis no Facebook, Twitter e Instagram e divulgue-os, pedindo que os clientes enviem, por meio delas, comentários e perguntas.

As redes sociais são ambientes naturalmente propícios para este tipo de conversa.

Peça a opinião dos compradores
Considere enviar um e-mail marketing para os clientes depois de uma compra, pedindo sua opinião sobre o processo e sobre o produto adquirido.

Tente excluir ao máximo os atritos entre o pedido e o envio do produto para não ter comentários negativos.

Após a compra, o cliente ainda está naquele estado de empolgação com a nova aquisição, o que aumenta as chances de ele falar bastante (e bem) sobre a mercadoria.

Faça as perguntas certas
Facilite e otimize esse processo, fazendo perguntas em vez de somente disponibilizar um espaço em branco para o cliente opinar.

Tenha em mente qual é o seu público-alvo e quais são as maiores preocupações dele ao fazer uma compra. Alinhando-se com essas questões, você terá depoimentos significativos e relevantes.

Fique de olho nos comentários espontâneos
Se você notar uma análise muito bacana ou uma foto linda postada no Instagram, de um produto seu, por exemplo, interaja.

Agradeça pela preferência e compartilhe a imagem ou texto para que os outros clientes possam também ver o elogio.

Entre em contato com aqueles que deixam comentários negativos
Eles também virão, inevitavelmente. Ignorá-los, no entanto, é um erro e não fará com que o cliente insatisfeito vá embora, pelo contrário.

Tente responder aos comentários negativos, especialmente se outros consumidores já se queixaram do mesmo problema. Aproveite a oportunidade para aprender com seus clientes e melhorar o seu negócio.

Recompense aqueles que deixam comentários mais completos
Você pode, por exemplo, determinar um número mínimo de caracteres e de quesitos a serem comentados, e oferecer algo em troca daqueles que cumprirem com esses objetivos propostos.

Um desconto em uma próxima compra, ou até mesmo medalhas virtuais despertam a atenção do consumidor e podem incentivá-lo a se dedicar nos comentários.

A opinião do consumidor conta muito na decisão de compra. Conquiste-as!

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