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Possui mais de 10 anos de experiência no mundo digital e atualmente é o Gerente Geral de Marketing e vendas do UOL HOST, divisão do Grupo UOL especializada em pequenas e médias empresas que queiram entrar e crescer no mundo online.
Recuperando carrinhos abandonados
Como usar o e-mail para recuperar carrinhos abandonados - 30/06/2015
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É triste, mas é real: muitos clientes abandonam o carrinho no meio da compra e não concretizam a transação. Segundo o IBOPE E-Commerce, no e-commerce brasileiro, chega a 83% o percentual de negociações abandonadas no meio do caminho.

Mas a boa notícia é que existem algumas maneiras de você lembrar o seu cliente de que os produtos selecionados por ele estão no mesmo lugar, apenas esperando para serem levados para casa.

"46% dos clientes, que desistem da compra, retornam ao site e a concluem quando são impactados com um e-mail"

Utilizar o e-mail para isso é uma das maneiras mais eficientes. Segundo estudo da empresa de pesquisa Forrester Research, 46% dos clientes, que desistem da compra, retornam ao site e a concluem quando são impactados com um e-mail.

Mas, para surtir efeito, a mensagem tem que ser certeira. Como conseguir isto? Eu lhe explico!

Ofereça orientação
Envie um e-mail lembrando o cliente que o produto ainda está na loja disponível, esperando por ele.

Aproveite para perguntar se ele está com alguma dúvida sobre o item ou sobre a empresa e formas de pagamento e forneça os meios de contato. Isso mostrará que, além do interesse na finalização da venda, você também quer que ele fique satisfeito com o produto adquirido.

Dê desconto
Outra possibilidade é entrar em contato dizendo que a sua loja percebeu que ele deixou diversos itens selecionados, e não levou. No entanto, como você acredita que ele não pode perder essa chance, o seu e-commerce está oferecendo um desconto especial para os itens que estão no carrinho e ainda não foram levados.

Mas estipule um prazo para uso, não mais do que 24 horas. Assim, ele irá se adiantar para finalizar a transação.

Crie senso de urgência
Envie um e-mail lembrando-o da compra abandonada e do tempo que ele ainda tem para finalizá-la. Avise-o que há poucas peças em estoque e que, se ele não concluir logo a transação, irá perder essa oportunidade.
"54% das vendas recuperadas são conseguidas nas primeiras horas depois do abandono"

Seja rápido no contato
Para que a sua taxa de conversão seja maior é preciso que você entre em contato com o cliente o mais rápido possível. Pesquisa realizada pela SeeWhy Research, empresa especializada no tema, aponta que 54% das vendas recuperadas são conseguidas nas primeiras horas depois do abandono. No intervalo de 48 horas, as chances caem para 10%.

Aposte em três disparos
Uma possível abordagem para ter sucesso na estratégia é contatar o cliente em três momentos:

1. O primeiro e-mail deve ser disparado logo depois que o cliente deixou a cesta de compras para trás, lembrando-o que a compra não foi finalizada.

2. Caso não haja resultado, envie um e-mail após 24 horas do abandono, mas desta vez usando uma linguagem mais atrativa e mostrando as qualidades do produto.

3. Se mesmo assim a compra não for efetuada, tente uma última vez. Dispare a mensagem sete dias após o carrinho ser deixado de lado. E agora, vale apostar todas suas fichas, oferecendo os descontos e vantagens mencionados acima.

Quais são as técnicas que você usa para recuperar um carrinho abandonado em sua loja?

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