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Possui mais de 10 anos de experiência no mundo digital e atualmente é o Gerente Geral de Marketing e vendas do UOL HOST, divisão do Grupo UOL especializada em pequenas e médias empresas que queiram entrar e crescer no mundo online.
Comportamento dos seus clientes
4 fatos surpreendentes sobre o comportamento dos seus clientes - 09/09/2015
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"Um doce pelos seus pensamentos". Quantas lojas não dariam uma bomboniere inteira para descobrir o que se passa na cabeça de seus clientes?

Infelizmente, não somos videntes. Mas com a ajuda de alguns estudos, é possível entender - um pouco - melhor o comportamento deles e tirar vantagem disso para vender mais e melhor.

Confira as dicas!

Eles não querem levantar do sofá
O estudo O caminho do consumo, feito pelo Ibope, apurou que 93% dos consumidores recorrem ao comércio eletrônico pela comodidade de fazer suas compras sem sair de casa.

Na sequência, os fatores que levam à preferência ao e-commerce são os melhores preços e a variedade na escolha dos produtos.

Como você pode notar, o fato de "comprar de pijama" é mais importante do que o valor da mercadoria. Portanto, simplifique ao máximo a vida do cliente. Seu checkout deve ser simples e eficiente.

Eles são carentes e querem a sua atenção
Segundo dados da empresa de pesquisa Forrester Research, a cobrança de frete é o motivo número um para a desistência de compras online.

Que o frete grátis conta muito na hora das compras, você já sabe. Mas, talvez você não saiba que é possível reverter esse quadro, mesmo sem conceder o benefício.

O mesmo levantamento constatou que ao enviar um e-mail ao cliente, logo após o abandono do carrinho, as lojas trouxeram de volta 33,3% desses compradores.

Às vezes, o cliente só precisa de uma atenção especial, e daquele "empurrãozinho". Procure estar sempre por perto incentivando a compra. Por que você acha que, nas lojas físicas, as vendedoras ficam na porta do provador esperando para dizer que a peça ficou "perfeita" em que está a experimentando?

Eles amam mais do que odeiam
Falar mal de um produto que não correspondeu às expectativas é natural. Todo mundo faz. Mas sabia que o e-consumidor prefere espalhar pela web elogios a suas marcas favoritas do que àquelas que lhe decepcionaram?

A Yotpo, empresa provedora de soluções para avaliações de produto, constatou em uma pesquisa que as avaliações positivas foram 85 vezes mais compartilhadas do que as negativas.

Sim, é super importante ficar de olho nas reclamações na internet, e tentar melhorar a nota dos seus produtos. Mas mais importante ainda é fazer com que cada cliente fique muito satisfeito e vire fã da sua empresa. Essa é a mensagem que vai se espalhar pela web.

Eles também são medrosos
Segundo o Ibope, três pontos deixam os consumidores com o pé atrás na hora de comprar pela internet: a impossibilidade de provar e trocar o produto, o medo de não receber suas compras e a falta de opção para agendar a entrega da encomenda.

Essa insegurança é, ainda, o que atravanca muitas vendas. Embora o comércio eletrônico brasileiro venha crescendo nos últimos anos, alguns pontos precisam ser melhores trabalhados para ganhar a confiança dos consumidores.

Não pise na bola. Se ele já não está 100% certo de que a loja virtual é a melhor opção, um deslize pode acabar com a chance de uma relação estável.

Seja extramente claro em suas políticas de troca e devolução e as deixe bem visíveis no site. Ofereça um atendimento rápido e personalizado e, sempre que possível, facilite ao máximo o processo de entrega. Quanto mais barato e rápido ele for, mais os consumidores irão gostar.

Pronto para vencer a batalha pelo coração do consumidor?

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