]]>
E-mail
Senha
Manter conectado
Mantenha Distância
Conheça a tipografia inspirada nas célebres frases de parachoque de caminhão
Por Tiago Bosco em 14/11/2016
Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Your text to link here...

E se as célebres frases de parachoque de caminhão fossem a inspiração de um projeto tipográfico? Sim, ele existe. Trata-se de uma fonte decorativa inspirada em um tipo específico de letreiramento comum em carrocerias e lameiras de caminhões no Brasil.

Este é o projeto Mantenha Distância, idealizado pelo designer Rafael Hoffmann (www.rafaelhoffmann.com). Essas letras, chamadas de degradês por alguns, tem uma base quadrada ou retangular, um traço largo e pesado e cantos cortados com linhas curvas ou retas.





"Essa e tantas outras expressões difundidas por pintores anônimos têm entrado em decadência com a introdução de novas tecnologias digitais na indústria da comunicação visual. Por isso, o objetivo principal do desenvolvimento da Mantenha Distância é usar a tipografia como forma de resgatar e documentar essa manifestação informal antes que venha a ser extinta. Assim, essa expressão da nossa memória gráfica popular e do nosso design vernacular pode ser valorizada, preservada e divulgada através da sua reutilização em novos suportes", explica Rafael Hoffmann.

A Mantenha Distância é uma fonte de construção modular, com cantos côncavos e largura uniforme dos caracteres. A família divide-se em 6 fontes com algumas das características peculiares das letras encontradas durante a pesquisa. Todos os estilos têm caracteres em caixa-alta - uma característica dos letreiramentos - com algumas variações no desenho de caracteres específicos em caixa-baixa. Além disso tem numerais e os principais diacríticos e sinais de pontuação.

http://www.rafaelhoffmann.com/mantenhadistancia/





Compartilhe no Facebook!Compartilhe no Facebook!

Comentário(s)