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Palestrante e Especialista em Marketing - MBA Marketing pela Business School SP - atua no mercado há 14 anos, nos último 3 anos como professor convidado na Anhembi Morumbi e BSP e há 10 como Diretor de Planejamento da Redcube atuando em projetos para Ticket, Alpargatas, Big X Picanha, Santander, Faber Castell, entre outros. Foi head de planejamento no lançamento no novo portal Grupo Carrefour em 2015 e co-responsável pela criação e planejamento estratégico da Campanha \"Desejos\" que garantiu o prêmio Top of Mind 2013 para a Ticket e o prêmio Top Invention de Melhor Campanha para a Redcube.
A importância da definição de Personas em suas campanhas
A importância da definição de Personas em suas campanhas - 07/11/2016
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A esta altura você já deve ter ouvido uma ou outra vez sobre definição de personas e sua aplicação às estratégias de marca, produtos, serviços e em criação de sites ou conteúdo.

Embora o conceito já seja muito conhecido, pouco se aplica no mercado nacional. Este conceito pode modificar totalmente qual será a abordagem do público alvo, além de levar a estratégia a ser mais consciente e alinhada aos interesses e expectativas do consumidor.

Quando trabalhamos com ações de conteúdo, a necessidade do estudo e aplicação de personas se torna ainda mais urgente. Mas afinal, o que são estas personas?

Personas são estereótipos criados para fazer uma representação de um tipo ou perfil de usuário que pode acessar seu site, consumir sua marca, produto ou serviço.

Servem ao objetivo de ajudar as marcas a desenvolverem uma compreensão muito mais ampla e assertiva dos seus clientes e suas necessidades.

Quando bem trabalhadas, fornecem uma direção constante sobre como criar conteúdo orientado as necessidades de seus clientes.

Sua avaliação é feita inicialmente com uma boa definição de clusters (agrupamento de personas) que vai ajudar a compreender em que setores da sociedade estão seus diversos públicos. Veja abaixo um exemplo de definição de clusters para um varejista:



Após a definição de clusters, é feita a seleção de personas e o fichamento de cada uma delas, determinando estereótipos de cada perfil e entendo quais são seus interesses individuais a fim de supri-los em um plano editorial ? falaremos disso em outro post.
Por fim, é determinado um mapeamento de temas para entender quais os conteúdos realmente serão relevantes para cada persona.

Isto de torna um documento que pode ser revisitado a cada nova campanha, nos dando uma direção de como, quando e o que vamos falar com nossos diferentes tipos de consumidor, sempre associando conteúdo relevante e atrativo em cada uma de nossas comunicações.

E então? Vamos começar a entregar conteúdo de qualidade e relevância para nosso público?

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